O dia do frete grátis no e-commerce: como lucrar de verdade com a data?

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O dia do frete grátis no e-commerce: como lucrar de verdade com a data?

Desde 2012, o Brasil adotou através da coordenação do site Busca Descontos o chamado Free Shipping Day, o dia do frete grátis no e-commerce. São dezenas de lojistas do comércio eletrônico participando e oferecendo o frete grátis aos seus clientes. O evento já acontece nos Estados Unidos há cinco anos.

Podemos comparar o evento com o Black Friday, onde várias lojas também oferecem o frete grátis com algumas condições, geralmente apenas baseado em um valor mínimo para todas as regiões, além de descontos enormes em diversos produtos. No Free Shipping Day, o foco é no frete grátis.

Com o crescimento do e-commerce, temos cada vez mais datas consideradas imperdíveis, com preços e condições especiais para os clientes, formando um verdadeiro calendário. Isso atrai cada vez mais pessoas para o e-commerce e todos saem beneficiados: pequenos lojistas, que são puxados pela boa performance dos grandes, marketplaces e plataformas, clientes e demais envolvidos.

As lojas precisam se preparar para oferecer o frete grátis. Definir quais regiões serão contempladas, ou se for para todo o território nacional, definir as políticas de frete grátis diferentes para cada região. Com isso, você não diminui sua margem de lucro em vendas para localidades distantes. Outro ponto são as localidades com maior índice de extravio, fraude ou avarias. Você pode excluir essas cidades das campanhas, ou cobrar taxas extras, evitando que o prejuízo saia do seu bolso. Com o Gateway de Fretes você cria campanhas inteligentes de frete, e também define com facilidade as políticas de frete grátis da sua loja.

Prepare todas as áreas da sua loja virtual para o dia do frete grátis, ainda sem data definida. Oferecer o frete grátis é um grande estímulo ao consumidor comprar na sua loja!